canil raritaten - logo

Sobre a Raça

canil raritaten - logo

Sobre a Raça

O spitz alemão não tem sua descendência muito bem definida. No entanto, como a Alemanha é o lugar mais provável de seu surgimento, o país ficou gravado no nome da raça. Existem cinco tipos de Spitz, o anão, o pequeno, o médio, o grande e o gigante. Apesar disso, o anão é o que ficou mais conhecido e o que mais vemos por aí, especialmente no Brasil. Se trata de uma raça de cachorro de companhia muito dócil e brincalhona, que além de se dar muito bem com seus pais humanos. É muito afetuoso e não é considerado um cão agressivo, mas pode ser receoso com desconhecidos num primeiro momento. Em nosso país, ele também pode ser chamado de lulu da pomerânia. A raça já foi bastante popular no Brasil, mas desapareceu por algumas décadas e agora está voltando com força.

Inseminação Artificial

A técnica de inseminação artificial em cães tem sido cada vez mais utilizada, tanto por criadores como por proprietários desses animais. O que antes era um procedimento envolto em dúvidas e realizado por poucos médicos veterinários, atualmente é conhecido e também dominado por vários profissionais da área.

  As indicações para se inseminar uma cadela são diversas, podendo ser citadas dentre as mais corriqueiras: existência de diferença de peso e tamanho entre a cadela e o macho, ou vice e versa; recusa do acasalamento pela fêmea, mesmo estando em período ideal; falta de interesse, por parte do macho, por aquela determinada fêmea; impedimento físico do macho (desde que não seja genético) que não torne possível montar na fêmea; dentre outros.

  Esse ao lado é um dos nossos padreadores, macho de linhagem espetacular ( Chiao Li Ya ), trabalhamos com venda de cobertura/ inseminação, caso tenha interesse em obter maiores informações entre em contato conosco.

Garantia

 Ao realizar um exame do sêmen, pode-se ter uma garantia de que o mesmo possui as condições mínimas para utilização ou processamento para uso posterior. Por sua vez, as fêmeas devem ser acompanhadas desde o 7º dia do cio, pois 10% delas podem estar prontas nesse momento; 40% entre o 10º e 13º dia; e 50% após este período.          

  A inseminação em si pode ser realizada por via vaginal (fundo da vagina anterior) ou intrauterina com auxílio de endoscópio ou de cirurgia. Uma vez estando tanto o sêmen do macho em condições mínimas, como a fêmea em momento ideal para ser fertilizada, ela é inseminada e a probabilidade de ficar prenha é de aproximadamente 90%.

  A pergunta mais frequente é: as chances de uma cadela ficar gestante através da inseminação artificial são praticamente as mesmas de quando se realiza o acasalamento natural? A resposta é sim, valendo salientar que esse procedimento é uma realidade nos principais canis do Brasil.